• EnglishPortuguese

Proposta de Normas para Submissão Trabalhos

Proposta de Normas para Submissão Trabalhos

PROPOSTA DE NORMAS PARA SUBMISSÃO TRABALHOS

    • Serão aceitos trabalhos inéditos para apresentação em banner nas seguintes seções:
  1. A) Experiências em gerontologia e geriatria
  2. B) Trabalhos científicos em gerontologia e geriatria.
  • Para envio de trabalho científico é necessário que ao menos um dos autores esteja inscrito no evento.
  • Cada participante poderá submeter no máximo três resumos embora não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.
  • A formatação dos trabalhos escritos (resumo ou resumo expandido) e a confecção do banner devem estar de acordo com as normas do evento.
  • Cabe destacar que para os trabalhos oriundos de pesquisa acadêmica que envolvam seres humanos serão exigidosos dados de aprovação em um comitê de ética em Pesquisa (CEP), como nº de protocolo ou CAAE. Neste caso esta informação deve estar citada no corpo do resumo.
    • Os resumos somente poderão ser submetidos pela plataforma do site até o dia 22 de abril.Em caso de dúvida entre em contato conosco pelo mail (com.citigtrabalhos@gmail.com).
  • Por meio de publicação no site do evento, a comissão organizadora comunicará aos autores sobre a aprovação dos trabalhos.
  • Os resumos serão avaliados por pelo menos dois membros da comissão científica do evento. Após a avaliação, os resumos aceitos para o congresso poderão ser selecionados para a apresentação oral caso os autores tenham solicitado ou a comissão tenha realizado esta indicação.
  • Cabe salientar que teremos uma parceria com a revista Kairós – Gerontologia (ISSN 2176-901X), para a publicação dos trabalhos apresentados no evento. Neste caso, para publicação na revista o trabalho quando avaliado pela comissão deverá ser aceito para o congresso e para a publicação no periódico anteriormente citado.

 

  • Cronograma proposto
Atividade Data
Submissão dos trabalhos científicos 12 de março a 22 de abril
Resultados das submissões 23 abril
Publicação das datas e horários das apresentaçõesoral e dospôsteres 30 de abril

 

Formato dos resumos

 

  • Temas: A) – Experiências em gerontologia e geriatria ou B) Trabalhos científicos em gerontologia e geriatria.
  • Título: o campo deve ser preenchido EM CAIXA ALTA e o título deve ser objetivo, informativo e conciso, com no máximo quinze palavras.
  • Autores:o nome dos autores deve ser escrito por extenso e sem abreviação;usar apenas as iniciais em letra maiúscula.
  • Filiação institucional: a filiação institucional e e-mail de todos os autores devem estar identificados seguindo a mesma ordem de autoria.
  • Resumo (máximo de 300 palavras): o texto deve ser objetivo, conciso e apresentar obrigatoriamente os itens a seguir, em um único parágrafo: Introdução, objetivo, Descrição da experiência, Resultados, Considerações finais.
  • Palavras-chave: devem ser entre três e cinco palavras-chave ou descritores, separados por vírgulas. Devem-se utilizar obrigatoriamente aquelas disponíveis nos DECS (http://decs.bvs.br).
  • Fonte(s) de financiamento: crédito aos órgãos financiadores da pesquisa ou experiência, quando houver.

  Resumos expandidos (comunicação breve)

    • Os autores que julgarem pertinente poderão optar pela apresentação do trabalho independente da seção: A) – Experiências em gerontologia e geriatria ou B) Trabalhos científicos em gerontologia e geriatria, no formato de resumos expandidos. Para esta modalidade o resumo deverá ser original, ou seja, não ter sido apresentado a nenhum outro congresso.

ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

(1) Os resumos expandidos devem ter de 5 a 8 páginas, incluindo notas e bibliografia. Os autores podem incluir até duas imagens entre tabelas ou figuras na apresentação dos resultados.Todas as imagens deverão ser enviadas em arquivos JPG, alta resolução (300dpi ou superior) com tamanho mínimo de 500 kb para imagens pequenas (máximo 8,0 x 5,0 cm), e tamanho mínimo de 1 MB para imagens até 15,0 x 10,0 cm, necessariamente, separadas do arquivo do texto e anexadas em campo próprio do formulário de envio. Imagens inseridas no documento do Word ou outro editor de textos não permitem impressão e não serão aceitas.

(2) Devem ser enviados em arquivos com formato .doc ou .docx, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5. Para reentrâncias ou parágrafos, recomenda-se usar a tecla TAB ou 1,25 cm de recuo na primeira linha. As citações no corpo do trabalho devem ter recuo em todas as linhas de 4,0 cm, indo até o final da linha horizontal.

(3) Nesta modalidade o resumo deverá apresentar também o título em inglês e espanhol, seguido pelo o nome completo dos autores.

(4) Cada resumo expandido deve conter resumo e abstract deno máximo 6 linhas e três palavras-chave/keywords. Recomenda-se que o autor submeta esses textos em inglês e espanhol à revisão de um falante nativo, para evitar problemas de tradução.

(5) Além disso, neste pequeno resumo esta modalidade de texto deverá apresentar uma pequena introdução com o objetivo do trabalho, os métodos, os resultados, a discussão e conclusão.

(6) As notas de rodapé devem ser explicativas contendo apenas informações complementares e substanciais ao resumo expandido e devem constar no fim de cada página citada.

(7) A menção a autores no correr do texto deve ser a seguinte: Autor (apenas com inicial maiúscula), data. Ex.: (Martins, 1998). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data.Ex.: (Martins, 1998a), (Martins, 1998b).

Se houver citações, acrescentar as páginas citadas após a data. Ex.: (Martins, 1998: 72-8).

(8) Ao final do artigo, são: nome, profissão, vínculo institucional e e-mail (aproximadamente3 linhas).

(9) Toda a referência bibliográfica deve aparecer completa: autoria, ano, título, local de publicação, editora, n.º das páginas citadas (no caso de referência a artigo). Numa obra em que não consta a data de publicação, favor esclarecer (s/d). Ex.: Brecht, B. (s/d). Histórias de almanaque. Lisboa: Vega.

  1. a) No caso de livros, os títulos devem aparecer em itálico. Ex.: Bosi, E. (1987). Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Edusp.
  2. b) No caso de periódicos, os títulos dos artigos devem aparecer em fonte regular e os títulos das revistas e periódicos em itálico (seguido em itálico o volume. O número entre parênteses, em formato normal). Ex.: Martins, J. (1998).
  3. c) em caso de dúvidas quanto ao formato de outras referências os autores poderão investigar números mais atuais da revista por meio do endereço eletrônico (https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/issue/archive).

Instruções para a apresentação oral

Os trabalhos selecionados para a apresentação oral terão os dias, horários e salas divulgados conforme o cronograma.

A apresentação terá duração de quinze minutos, sendo seguida pela discussão junto a plateia (5 minutos). Não haverá intervalo entre as apresentações.Para as apresentações deve-se:

  • Usar o formato PowerPoint, com orientação da página: Paisagem, conforme modelo a ser disponibilizado no site.
  • Os arquivos, salvos em ppt ou pptx, devem ser nomeados com o nome do autor identificado para a apresentação;
  • Incluir slide inicial contendo o logotipo do eventoe o título do trabalho, seguidos do(s) nome(s) do(s) autor(es), respeitando a ordem apresentada no Resumo;
  • Incluir rodapé com o logotipo menor do evento nos demais slides e informações para contato com os autores no slide final;
  • Utilizar tipo de fonte (Arial ou similar) e tamanho de letra (mínimo 14) adequada para visualização em salas de porte médio; e é recomendável a utilização de imagens e gráficos.
  • Durante o Congresso, os autores deverão atender as seguintes instruções:
  1. Os apresentadores deverão comparecer à sala programada com antecedência mínima de 20 minutos e se identificar junto ao coordenador de sala;
  2. O tempo estipulado para cada trabalho deverá ser rigorosamente obedecido, tanto para início quanto para término de cada apresentação.
  3. Em todas as salas estará disponível para as apresentações projetor multimídia (data show) com microcomputador e, por segurança, não será permitida a utilização de equipamentos pessoais.
  4. Os trabalhos podem ser apresentados por não autores quando devidamente autorizados por um de seus autores formais.
  5. O apresentador deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso.
  6. Os trabalhos aprovados e não apresentados no Congresso não serão incluídos nos anais do evento. 

 

 

Formato do pôster

Sugere-se a impressão dos pôsteres no formato 90 vs 100 cm. É de responsabilidade do autor a exposição do seu pôster, bem como a retirada do mesmo.

Os responsáveis pelos trabalhos deverão estar ao lado dos pôsteres no período indicado.

Os trabalhos aprovados e não apresentados no Congresso não serão incluídos nos anais do evento.  

 

Haverá uma comissão que realizará a avaliação dos trabalhos.

 

Premiação

Os três melhores trabalhos de cada modalidade (experiências e trabalhos científicos – independente do formato apresentado resumo ou resumo expandido) receberão menção honrosa na cerimônia de encerramento do evento.