• EnglishPortuguese

Palestrantes

Palestrantes CITIG 2018

Juan Carlos Molina (Chile Santiago)

Clínica de Geriatria MEDS Senior FIT – Envelhecimento Ativo.Membro do projeto GeriosTelemedicine.Ex-presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia do Chile. Relator de Envelhecimento do CIESS (Conferência Interamericana de Estudos em Seguridade Social). Diretor do Observatório Nacional de Envelhecimento (ONE) do Chile. Diretor da Fundação de Hipertensão do Chile. Diretor MOVER (coalizão médica contra o sedentarismo).Gerente Médico Pfizer Chile.

M Lourdes Bermejo García (Espanha Santander)

Membro da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia -SEGG- (desde 1993). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Trabalho “Educação Gerontológica” do SEGG (desde 2004). Vice-Presidente da Sociedade de Geriatria e Gerontologia da Cantábria “GregorioMarañón” (desde 2008). Membro do Conselho Científico da UNATE – Universidade Permanente da Cantábria – (desde 2012). Membro da Associação Basca de Geriatria e Gerontologia de Zahartzaroa (desde 2015). Membro do grupo de especialistas em prevenção e abordagem ao abuso de idosos, Ayto Santander (desde 2016). Membro da Comissão de Trabalho: Idosos, envelhecimento ativo e aprendizagem ao longo da vida.Associação de Educadores Sociais das Ilhas Canárias – CEESCAN- (desde 2016).

Dr. Miguel Ángel F. Pastor (Argentina Buenos Aires)

Advogado. Mediador nacional. Diretor da Administração Nacional do Seguro Social. Professor de pós-graduação na Universidade Isalud. Representante da Argentina na Entidade de Execução de Projetos do BID MERCOSUL, visando a construção da Base Única da Segurança Social do MERCOSUL (BUSS MERCOSUR).

Evandro Tokarski

Formado pela Faculdade de Farmácia UFG-GO, especialista em Farmácia magistral, Presidente do Grupo Farmácia Artesanal com atuação MG, PA, GO, TO , Palestrante  em diversos Congressos Nacionais e Internacionais do Mercado Farmacêutico.
Pós Graduado em administração e marketing pela FGV, Gestão Empresarial PUC-Go, Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico Gama Filho, com PDD pela FDC e MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional Frankllin Covey.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici

Professora e Dra. Flamínia Manzano Moreira Lodovici

Docente, Pesquisadora e atual Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Editora da Revista Kairós Gerontologia.

Luiz Sinésio Silva Neto

Possui Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, graduação em Educação Física. È professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa Universidade da Maturidade-UMAna Universidade Federal do Tocantins. É professor efetivo do Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde, colaborador do Mestrado em Educação e da Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins. Membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Autor de artigos científicos e livros na área da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avaliação funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia.

Maria Rita Carvalho Garbi Novaes

– Farmacêutica-Bioquímica graduada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
– Mestrado em Química Orgânica/Síntese de Fármacos pela Universidade de Brasilia (UNB).
– Mestrado em Educação Farmacêutica pela Universidade de Maastrich, Holanda.
– Doutora em Ciências da Saúde, área de farmacologia clínica, pela UNB.
– Pós-Doutora em Ética em Ensaios Clínicos pela Universidade do Chile.
– Titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas.
– Atualmente é Farmacêutica hospitalar da SES/DF; professora e orientadora do Curso de Medicina e das Pós graduações Strictu Sensu em Ciências da Saúde da ESCS e do Programa de Ciências da Saúde da UNB – área de assistência farmacêutica e saúde do Idoso; ocupa a coordenação da Diretoria de Pesquisa e Comunicação Científica da ESCS/FEPECS, possui mais de 150 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de ser consultora em diversas instituições.

Meire Cachioni

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutora em Educação – concentração
em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), e pós-doutora em Educação pela
Universidade Estadual de Campinas (2007). Professora Associada da Universidade de São Paulo, docente do
Curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Coordenadora do
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-
Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.
Coordena a Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Tem
experiência nas áreas de Psicologia, Gerontologia e Educação. É lider do Núcleo de Estudo, Pesquisa e
Extensão em Gerontologia – NEPEG (CNPq, credenciado pela USP).

Raulex Ramos

Coordenador de processos em gestão de vulnerabilidade, criador e executor de regras de Firewall (Pfsense) em conformidade com a política da segurança de informação do ambiente. Faço controle de incidentes gerados no IDS (CentOS). Administrador de rede em servidores (WinServer2008), virtualização em Hyper-V, e servidores linux (IDS/OSSEC, Samba e Pfsense). Interajo com mais de 30 usuários finais no esclarecimento de dúvidas e suporte técnico.

Sou também responsável por mais de 60 câmeras IP Sony, juntamente em sua manutenção, controle de acessos e também governança em TI. Validação de políticas e procedimentos, inventários de rede com GLPI/FUSION INVENTORY, desenvolvimento de apresentações, criação de relatórios – proxy, além do acompanhamento de uso dos sistemas internos da Group Shopping e Sênior Sistemas.

Tenho um bom conhecimento em Windows Server`s, roteadores, switches, Linux Ubuntu, Fedora, Pfsense, GLPI. Sou certificando em Hacker Ético Foundation pela Exin. Sou, Detetive Particular pela (D.N.I – Departamento nacional de inteligência), formação superior pela Universidade Católica de Brasília em Segurança da Informação. Estudante das certificações: CompTIA Linux-103, ITIL Foudation, Pós Graduando em Rede de Computadores em ênfase em Segurança da Informação no UNICeub – Asa Norte.

Ruth Gelehrter da Costa Lopes

Doutora em Saúde Pública-USP. Psicóloga. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Programa de Estudos Pós-graduados em Gerontologia, Curso de Psicologia e Supervisora na Clínica-escola “Ana Maria Poppovic. Coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento-NEPE. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

Sandra Mallet

Mestra em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência (UFMG), especialista em Democracia Participativa e Moviementos Sociais (UFMG) especialista em Sexualidade Humana (FUMEC), especialista em Reabilitação do Idoso (Faculdades de Ciências Médicas/CIAPE), especialista em Saúde Pública (UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto). Graduada e com licenciatura em Psicólogia (Centro Universitário Newton Paiva 1986). Professora convidada dos cursos de Pós Graduação em Geriatria e Gerontologia (Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento, PUCMINAS, FUMEC) e concursada com o Cargo de Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Vera Bifulco

Psicóloga Clínica, Psicooncologista, Integrante da Equipe Multiprofissional de Cuidados Paliativos da UNIFESP-EPM, período 2002 a 2007. Aperfeiçoamento em Gerontologia Social e em Psico-Oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenadora do Serviço de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC). Mestre em Ciências pelo CEDESS/ UNIFESP-EPM. Diretora da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, gestão 2008/2010. Organizadora do livro “Câncer: uma visão multiprofissional”, editora Manole, Volumes I e II. Co-autora do livro Cuidados Paliativos, Conversas Sobre a Vida e a Morte na Saúde, editora Manole 2016. Co-organizadora do livro Cuidados Paliativos Um Olhar Sobre a Pratica nos Dias Atuais, editora Manole 2017.

Vicente de Paula Faleiros

É Graduado em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto- SP (1966), com especializações em gerontologia pela SBGG- Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, em planejamento pela UnB- Universidade de Brasília e em desenvolvimento pelo IRFED- Institut de Recherche et FormationsurleDéveloppement- Paris. É PhD em sociologia da saúde pela  Université de Montréal (1984) com pós-doutorados pela EHESS – Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris (1991) e Université de Montréal (1996). É professor titular aposentado e professor emérito da Universidade de Brasília e ex-professor das Universidades: Católica de Valparaíso-Chile, Laval (Québec), Federal de João Pessoa e Católica de Brasília. Tem livros e artigos nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Sociais, Saúde, Assistência Social, Infância, Representações Sociais, Violência e Serviço Social. É pesquisador 1-A do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica) e seu  grupo de pesquisa é Geracionalidade, Imaginário e Violência- GEVIM.